A situação que estamos a viver com o COVID-19 está alterar o nosso dia-a-dia, incluindo a nossa forma de trabalhar. O nosso quotidiano sofreu fortes alterações, como deixar de estar com familiares ou amigos, deixar de ir ao ginásio, fazer compras o mínimo possível ou trabalhar em casa ( o agora famoso teletrabalho).

Para muitas empresas, esta última opção não tinha sido ainda contemplada. Gostaríamos, por isso, de partilhar algumas dicas para que possa tirar os melhores resultados do teletrabalho.

Como deve ser o nosso dia-a-dia em Teletrabalho?

  1. Crie o seu próprio espaço de trabalho.

Para começar, é muito importante que encontre um lugar em casa onde possa sentar-se a trabalhar tranquilamente, evitando qualquer tipo de incómodo gerado por ruídos ou distrações.

É essencial que tenha uma cadeira confortável (já que passará muitas horas sentado) e uma porta na divisão em que esteja instalado; sendo que a porta ajudará de duas formas:

  • Mentalmente, porque ajuda a ter a sensação de estar num posto de trabalho;
  • Evita que as pessoas com quem convive o incomodem, já que estando a porta fechada dá a entender que está ocupado.

Se não tiver uma porta, pode sempre colocar um pequeno cartaz a indicar que está a trabalhar e em que momento está a fazer uma pausa.

  1. Planifique o seu dia

Deve iniciar o seu dia como se fosse para o escritório, mantendo assim a rotina: tomar banho, o pequeno-almoço, vestir-se etc. Dizer adeus às pessoas com quem mora também o ajudará a perceber que o seu horário de trabalho vai começar.

Para manter os horários corretos, é essencial que defina intervalos (por exemplo 15 minutos a cada duas horas) e tenha uma hora para comer com tranquilidade e possa descansar na sua pausa sem precisar de voltar ao local de trabalho a correr.

Quando o dia de trabalho termina, é importante que se desconecte 100% do mesmo. Terá de agir da mesma maneira. Quando chega a casa depois do trabalho, faz teletrabalho? A menos que seja uma situação que exija mais do nosso tempo, a resposta geralmente é não, portanto, deve agir da mesma forma como sempre faz.

Por último, fazer uma lista de tarefas do que têm que fazer durante o dia pode ser uma grande ajuda. A nossa recomendação é que execute as 5 tarefas principais que têm a fazer todos os dias e não sair delas até estarem concluídas. Caso não saiba como avançar, pode sempre ligar a um colega ou chefe para ajudá-lo.

  1. Evite distrações

Trabalhar em casa, o lugar que associamos ao descanso e relaxamento, pode provocar mais distrações do que quando estamos no escritório, onde estamos rodeados dos nossos colegas e chefes e onde se respira um ambiente laboral. Por isso, se tiver muitas distrações terá que arranjar uma solução. Se, por exemplo, o telemóvel o distrai muito, coloque-o no silêncio ou desligue as notificações para assim concentrar-se mais no seu trabalho.

  1. Mantenha-se social

Para conseguirmos levar o nosso dia-a-dia da melhor forma possível, isto é essencial! No local de trabalho, a realização de reuniões regulares ajudará a fazer um  melhor trabalho e a ter clareza sobre as suas tarefas diárias.

Converse com os colegas algumas vezes ao dia e descubra como eles estão, como estão a lidar com a situação etc. É bom para manter um bom relacionamento e é o que aconteceria caso estivessem todos no escritório.

É importante que esteja disponível para ajudar os seus colegas de trabalho o máximo que puder, se eles precisarem, como precisariam no escritório e agradeça caso sejam eles a ajudá-lo.

  1. Disfrute do seu tempo livre

Quando o dia de trabalho terminar, desconecte-se do trabalho e dedique tempo a atividades que o ajudem a relaxar, como ler um bom livro, conversar (por video chamada) com seus amigos ou familiares, assistir a uma série e, acima de tudo, é muito importante que dedique todos dias o tempo que achar melhor na prática de algum desporto. A ativação do seu corpo ajudará a manter a mente ativa e a não cair na rotina da cama-cadeira-sofá.

A crise actual trouxe ainda uma realidade complexa e acrescida para as famílias com filhos a cargo. Estar em teletrabalho e a gerir homeschooling exige um esforço adicional de organização para muitas famílias. Cada família fará a gestão do seu dia da melhor forma que lhe convier e lhe for possível, conjugando horários de escola com as suas responsabilidades profissionais. Não é fácil, mas com a colaboração de todos é possível. Creio que estamos todos a adaptar-nos a uma realidade que, esperamos, mude em breve!

Na BMI estamos a seguir estas dicas e está ajudar muito positivamente a realizar um trabalho eficiente e a sermos capazes de lidar com esta situação complicada da melhor maneira possível. Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Continuamos a trabalhar para si.

A Equipa BMI Portugal

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply