Numa solução completa de cobertura como o Tectum®-Pro, que proporciona proteção, isolamento e estanquidade, é uma enorme mais-valia que o sistema seja tão fácil e rápido de montar. Antes de começar, assegure-se que o material está em perfeitas condições e corresponde ao previamente definido no seu projeto. Depois, a instalação é tão simples que se resume em quatro passos básicos que passamos a explicar. Ou ainda mais fácil: pode ver o tutorial em vídeo.

Passo1: Instalação do filme impermeável respirável

Sobre o suporte contínuo, de madeira ou cimento, estende-se o filme impermeável respirável. Procede-se à fixação, com parafusos (suporte de cimento) e/ou agrafos (suporte de madeira). De seguida, são seladas as juntas, ou com as cintas de colagem que os filmes possuem incorporadas, ou com cintas especiais de selagem de filmes, de modo a garantir a hermeticidade do filme face ao vento, ao ar e à água. É preciso ter o cuidado de, nos pontos singulares, como as chaminés, paramentos, etc., deixar uma margem maior de filme para garantir a estanquidade dessas zonas ao completar a instalação das telhas e peças.

Passo 2: Colocação e fixação das placas de isolamento Clima Pro

Primeiro devemos estudar, ensaiar e, por fim, colocar a solução definida nos manuais para as zonas de beirado. No seu alinhamento, colocar as placas de isolamento, encaixando-as e fixando a respetiva ripa metálica. Após este procedimento, será possível caminhar sobre elas sem que sofram danos. Continuando a fixar o conjunto, placa e ripa, recomendamos três fixações ao suporte, por placa, usando os elementos de fixação e as instruções definidas no manual para cada tipo de suporte. Se necessário, podem-se incluir fixações adicionais. As placas Clima Pro são fáceis de cortar, pelo que se adaptam muito facilmente a cada tipologia de telhado.

Passo 3: Colocação das telhas e peças

Esta operação realiza-se tal como qualquer outra instalação a seco, com a vantagem de que a distância entre as ripas e o seu alinhamento é perfeita, ao vir já pré-definida no painel de isolamento. Nesta fase é importante que as recomendações e normas, em relação à fixação mecânica de telhas e peças, seja respeitada.

Passo 4: Solução dos pontos singulares

Com o sistema Tectum®-Pro, os pontos singulares, tais como cumeeiras, rincões, encontros de paredes e chaminés são terminados recorrendo ao método de remate a seco, sem recurso a qualquer tipo de argamassa. Deve-se sempre assegurar a correta estanquidade do sistema, usando os produtos técnicos recomendados para o efeito.

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply