Ao impermeabilizar uma cobertura, não nos devemos esquecer dos pontos singulares porque, para que o sistema funcione, deverá estar perfeitamente solucionado. Isto evitará que encontremos surpresas desagradáveis no futuro.

Impermeabilização na cobertura inclinada

No caso da cobertura inclinada é importante ter em conta todos os detalhes nos pontos singulares como os cumes, caleiras, janelas e/ou chaminés. O melhor é sempre contar com materiais de altas prestações e de fácil aplicação, com um grande nível de acomodamento ao detalhe construtivo e que seja duradouro. 

No mercado existem soluções que nos oferecem alto rendimento com materiais de grande qualidade. Por exemplo, BMI conta no seu catálogo com Figaroll Plus, Wakaflex, Searoll ou Divotape, entre outros produtos recomendáveis para este tipo de soluções. 

Impermeabilização na cobertura plana

Os pontos singulares ocupam o centro das atenções, pois esse tipo de coberturas funciona por inundação e as calhas escoam por pressão.

O que geralmente acontece? Em geral, prestamos muita atenção à solução de impermeabilização e deixamos os produtos que solucionam todos os encontros singulares – como chaminés, passagens de condutas, encontros com degraus de terraço… – em segundo plano.

Isto não deveria acontecer, já que o correto tratamento destes pontos evitará problemas relacionados com a impermeabilização. 

Os materiais escolhidos para o seu tratamento deveriam adequar-se perfeitamente às geometrias irregulares destes pontos. Têm de ser muito resistentes, já que na generalidade são instalados nas mudanças de plano gerando dobras de 90º. Além disso, também precisam de ser totalmente compatíveis com os vários materiais de construção que podemos encontrar.

De novo podemos encontrar interessantes soluções no mercado. A solução para estes casos? Supracoating RLV, que é uma solução líquida à base de betume e PU que, ao aplicar duas de mãos e um reforço de poliéster, gera continuidade na impermeabilização principal com o elemento único a ser impermeabilizado.

De qualquer maneira, lembre-se sempre de usar produtos de qualidade, resistentes e fáceis de aplicar.

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply