Portugal abandonou ontem, 4 de Maio, no âmbito da Pandemia Covid19, o Estado de Emergência passando para o estado de Calamidade Pública. 

Lentamente o país irá retomar a possível normalidade. É tempo de reabrir a actividade e reduzir o impacto económico-social provocado pela pandemia neste último mês e meio de confinamento.

O desconfinamento será implementado por fases tendo o Governo lançado um plano do qual destacamos algumas medidas:

Dever de cívico de recolhimento obrigatório – devemos sair apenas para exercício de actividade profissional, compra de bens essenciais, apoio a dependentes, actividade física, no fundo evitar frequentar espaços fechados e ajuntamentos se desnecessário.  

Uso de máscara de protecção  – será obrigatório nos transportes públicos, nos serviços públicos, e no comércio em geral. Sempre que frequente espaços fechados.  Saiba mais sobre o movimento #MáscaraparaTodos.

Teletrabalho – até final do mês de Maio e sempre que o exercíco de funções o permita, o teletrabalho será de carácter obrigatório. A partir de 1 de Junho terá de ser feito com horário desfasado ou com equipas espelho.

Abertura de comércio local – lojas de rua até 200m2 podem reabrir com redução de horário. A partir de 18 de Maio podem reabrir as lojas com porta aberta para a rua até 400m2 ou partes de lojas até 400 m2 (ou maiores por decisão da autarquia).

Como condições gerais temos a disponibilidade no mercado de máscaras e gel desinfetante, a higienização regular dos espaços, a lotação máxima reduzida, higiene das mãos e etiqueta respiratória e o distanciamento físico (2m).

NUNCA é demais relembrar, no entanto, que a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social são fundamentais para que, todos juntos, possamos tornar este regresso bem sucedido. Se cada um de nós fizer a sua parte, poderemos evitar dar um passo atrás.

Teremos de conviver com este vírus até ser disponibilizada uma vacina. Não há como evitar. Estamos convictos que o faremos da melhor forma, e com sucesso!

Como sempre a BMI está disponível para ajudar os seus clientes e parceiros. Não hesite em contactar-nos, estamos preparados para dar apoio neste regresso à normalidade (possível).

Fonte: Covid-19 Plano de desconfinamento (Conselho de Ministros – 30.04.2020)

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply