Sabia que existem estudos que demonstram que cada euro investido em isolamento produz 7 euros de retorno em poupança energética? E que só pela cobertura se perde cerca de 30% da energia de uma moradia?

Se somarmos 2 mais 2, damo-nos conta de que investir num correto isolamento da cobertura pode representar uma sensível poupança energética, bem como uma importante melhoria da qualidade de vida na habitação, quer em conforto quer na saúde. Para não falar que evita problemas derivados do frio e da chuva, como as manchas de humidade, goteiras, infiltrações….

No mercado existe uma grande variedade de soluções: PUR, EPS, XPS, etc, que oferecem bons níveis de isolamento térmico. No entanto, destacamos desta vez um novo sistema cujos resultados são claramente superiores. Trata-se do sistema Tectum®-Pro, com o qual se podem até alcançar os requisitos do conceito Passivhaus, uma norma voluntária para a eficiência energética dos edifícios, reduzindo a sua pegada ecológica.

Este sistema incorpora o isolamento modelado Clima Pro, fabricado em poliestireno expandido (EPS branco) com núcleo de Neopor. Este material isolante está modelado em função da face interior da telha e com uma zona delimitada para o encaixe da ripa, o que proporciona numerosas vantagens e prestações em isolamento e estanquidade.

O núcleo em Neopor confere-lhe uma condutividade térmica de 0.032 W/mk, com o qual com uma espessura de 10 cm se cobrem os requisitos da transmissão térmica de quase todo o território nacional, 0.35 W/m2K, frente a 0.32W/m2K do Cobert Insulation. (convém dizer que, quanto menor o valor W/m2K, ou U, melhor prestações térmicas têm o produto).

BMI Conforto da Casa e Isolamento

  • Entre as vantagens do isolamento modelado Clima Pro destaca-se:
    • A sua resistência à radiação solar e a sua grande resistência mecânica, graças ao EPS que protege o núcleo de Neopor. Assim, o painel pode estar exposto à intempérie vários dias sem que se deteriore.
    • As altas prestações térmicas tanto no inverno, como no verão. A cor branca do poliestireno expandido atua como um “espelho” frente à radiação solar que atravessa a telha, ajudando a reduzir o sobreaquecimento.
    • A sua instalação é muito fácil e intuitiva, graças ao encaixe entre painéis, e o seu peso fica-se por 1,5 a 2,5 kg, consoante a espessura. Cada painel cobre aproximadamente 1m2, pelo que o rendimento em obra é bastante positivo. Além disso, a fixação é muito rápida e eficaz, visto que a ripa incorporada no painel se fixa uma a uma ao suporte através de buchas e parafusos, dependendo do tipo de material. As três fixações por painel e o desenho dos encaixes reduzem ao mínimo as pontes térmicas.

    • O sistema de colocação facilita o trânsito sobre o telhado.

    • E ainda, para cada tipo de telha da tecnologia BMI Cobert existe um tipo de isolamento  Clima Pro:

    T-320: Lógica® Plana e todos os perfis de telha de Cimento

    T-380: Lógica® LusaMarselha MGLusa MGPiemontesa Telhasol 12

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply