Doenças respiratórias, chuvas ácidas, smog… estes são alguns exemplos das consequências da poluição atmosférica por NOx, ou óxidos de nitrogénio. O setor dos Transportes é o principal responsável por estas emissões, sobretudo devido à queima de gasóleo e um dos métodos mais usados para reduzir as emissões são os catalisadores. E se lhe disséssemos que existem também materiais de construção que descontaminam o ar, eliminando os óxidos de nitrogénio?

É verdade. A membrana impermeabilizante NOx-Activ, que agora chega a Portugal, é a resposta da BMI-Icopal para lutar contra a contaminação atmosférica e os seus efeitos negativos para o planeta e para a saúde: os NOx reduzem 89% em 7 horas, quando, sem catalisador, reduzem apenas 8%.

Como funciona a NOx-Activ

A degradação dos óxidos de nitrogénio poluentes do ar só pode ser feita através da oxidação, o que na natureza acontece muito lentamente. Mas a membrana NOx-Activ tem no exterior NOXITE, um material à base de TiO2 (dióxido de titânio) que funciona como fotocatalisador da descontaminação, o que quer dizer que provoca a destruição dos NOx na presença dos raios ultravioleta (UV) da luz solar. E esta descontaminação dos NOx, que depois são evacuados através das águas pluviais, tem um efeito permanente ao longo da vida útil da impermeabilização da cobertura.

Principais vantagens

As membranas NOx-Activ são compostas por betume SBS e podem ser utilizadas em obras novas ou de reabilitação, em coberturas não transitáveis. Como parte de um sistema monocamada ou bicamada de impermeabilização betuminosa, aplicam-se sobre suporte de betão, chapa metálica (deck) ou qualquer outro elemento de suporte e para cada aplicação, existe uma solução à medida. Resumindo, estas são as principais vantagens desta avançada gama BMI Icopal com preocupações ambientais:

  • Efeito descontaminante: destruição dos óxidos de nitrogénio (NOx) que contribuem para o efeito de estufa (estes gases são mais eficientes a captar o calor do que o dióxido de carbono);
  • Aplicação em obra convencional: monocamada ou bicamada, fixada mecanicamente ou soldada;
  • Sistema certificado: Inovação patenteada pelo CSTB (França);
  • Valorização do edifício;
  • Solução perfeita para qualquer sistema de cobertura plana tradicional.

Os testes comprovam

Segundo os testes realizados no Aeroporto Schiphol, em Amesterdão, Holanda, com várias análises da água pluvial e de drenagem proveniente de uma cobertura com 400m2 de superfície e ensaios realizados em laboratório, um metro quadrado de membrana NOx-Activ transforma cerca de 4 g de NOx por ano. O que equivale a dizer que 10 000 m2 de cobertura com NOx-Activ transforma os NOx produzidos por oito carros a gasóleo que façam 20 000 km/ano cada e o equivalente a 35 carros a gasolina que façam 15 000 km/ano cada.

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply