Se está a trabalhar num projeto de reabilitação ou construção de um novo telhado e já fez alguma consulta sobre os materiais a utilizar, é provável que já tenha ouvido falar de filmes impermeáveis, mas também é possível que ainda não esteja bem esclarecido sobre a sua importância e para que servem. Neste artigo damos-lhe uma pequena ajuda.

A verdade é que, hoje em dia, os filmes impermeáveis fazem parte de qualquer solução ou sistema eficiente para telhado, e a sua presença em qualquer tipo de obra é já uma realidade.

Em primeiro lugar, é importante referir que todos são impermeáveis à água e ao vento. Em segundo, podem distinguir-se entre si por outras características: podem ser permeáveis ao vapor de água ou, pelo contrário, ser uma barreira pára-vapor; e também podem ser refletivos, sendo que alguns deles combinam várias destas características num só produto, apresentando assim propriedades bastante diferenciadoras e elevados padrões técnicos. 

Dependendo da natureza do projeto, da sua implementação geográfica ou mesmo da utilização do edifício, podemos optar por um ou por outro destes filmes impermeáveis. Por outro lado, em sistemas mais exigentes, assistimos por vezes à combinação de dois destes produtos.

Como ficou claro, todos são 100% impermeáveis á água e ao vento, mas é fundamental falar naqueles que são permeáveis ao vapor de água. 

Os filmes protegem-nos contra a agressividade dos elementos exteriores, como seja a penetração da água, do vento, das poeiras, mas a sua tecnologia permite que, ao mesmo tempo que isolam do exterior, também sejam permeáveis ao vapor de água, do interior para o exterior. Ou seja: a membrana permite que a humidade que se forma dentro de casa se redirecione para o exterior, impedindo assim a formação de condensações no interior da habitação.

A influência dos filmes impermeáveis na qualidade de vida da habitação não se fica por aqui.

Na verdade, eles podem ter capacidade refletora, tornando-se excelentes potenciadores e importantes complementos dos isolamentos térmicos (por exemplo o filme Cobert Hyper 200 SK2, que é permeável ao vapor de água, e o Veltitech, que é uma barreira pára-vapor). Como resultado destas características, protegem as habitações do calor do verão, enquanto no inverno conservam o calor no interior, reduzindo o consumo de energia.

No entanto, é importante ter em conta um dado fundamental: os filmes barreira pára-vapor pressupõem a utilização de um outro sistema de ventilação para renovação do ar interior da habitação.

Em resumo, as grandes vantagens e benefícios oferecidos por estes produtos:

  • São 100% impermeáveis, protegendo contra a penetração da água, do vento e poeiras.
  • Podem ser permeáveis ao vapor da água, do interior para o exterior, impedindo assim a formação de condensações.
  • Ao evitarem as condensações, contribuem para um ambiente mais saudável na habitação.
  • Em caso de quebra acidental de uma telha, as telas, porque totalmente impermeáveis, protegem os restantes elementos do telhado, garantindo assim uma maior vida útil dos mesmos.
  • Protegem contra a penetração do vento e do frio e impedem a perda de calor, reduzindo os custos de aquecimento, ou arrefecimento. Neste caso, a calafetação é essencial.
  • Reforçam a acção dos restantes elementos de isolamento térmico.
  • Em coberturas de pouca inclinação ou inclinação inferior ao recomendado por zona e exposição, oferecem dupla estanquicidade à cobertura.

Cada caso, deve ser analisado ao pormenor, de forma a escolher o filme que combina as prestações que mais se adequam ao seu projeto. É por isso que os nossos técnicos estão disponíveis para qualquer dúvida que lhe possa surgir. 

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply