O COVID19 afecta absolutamente todos os sectores da sociedade e por consequência, também a indústria de materiais de construção e todo o tecido empresarial e humano associado. Agora, mais do que nunca, é imprescindível seguir as medidas de higiene promulgadas pelas autoridades.

No entanto, esta etapa deverá ser encarada como uma oportunidade para reforçar diferentes estratégias de negócios, fundamentalmente digitais, para garantir e reforçar a continuidade dos negócios.

Abaixo, detalhamos 5 ferramentas a que podemos recorrer para focar e reforçar estratégias:

1- Presença digital. O nosso site é, mais do que nunca, a nossa cara. O conteúdo alojado será a forma que os nossos clientes e parceiros terão para nos conhecer e manter contacto. Declarações de desempenho, fichas técnicas, catálogos… são mais valorizados que nunca no mundo da construção, devido à sua função informativa.

2- Redes Sociais. São o canal de comunicação digital por excelência. Não apenas para partilha de informações, mas para interagirmos com a nossa comunidade. LinkedIn, Facebook e até o Instagram permitirão aproximar a nossa mensagem e ouvir os nossos clientes sem precisarmos de nos deslocar.

3- Marketing Digital. As equipas comerciais terão o marketing digital como o seu melhor aliado. Numa época em que feiras e exposições serão afetadas, devemos chegar aos cliente recorrendo ao ambiente digital. Trabalhar a “jornada do cliente” do ponto de vista digital e oferecer conteúdo valioso é essencial.

4- Ferramentas de Colaboração. O dia-a-dia pode ser afetado ainda mais nas próximas semanas mas no entanto, não é conveniente deixar de lado o contato com os nossos clientes. As reuniões físicas podem ser substituídas por videoconferências, as conferências por webinars e até a formação pode ocorrer, sem problemas, remotamente.

5- Conteúdo. O mundo digital permitirá que possamos transmitir os benefícios dos nossos materiais de maneira mais visual e quase tão eficaz quanto em ambientes reais. Vídeos, simulações em 3D, infográficos, comparativos etc. É hora de trabalhar nesses formatos que servirão como um complemento perfeito para a nossa estratégia.

São momentos de incerteza, mas também de adaptação. As empresas de materiais de construção são um setor que pode ser adaptado e que pode potenciar o mundo digital, garantindo a continuidade e a otimização dos negócios. 

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply