Artigo de opinião – Arqª Joana Diogo Pires

Um telhado é um sistema construtivo que permite proteção e conforto, tão ou mais importante do que os restantes elementos que constituem os edifícios. É o telhado que cumpre a função de proteger todo o edifício das ações climáticas, chuva, vento, neve e radiação, proporcionando uma maior eficiência energética e consequentemente mais conforto e melhor habitabilidade.

A utilização da telha de cerâmica remonta aos nossos antepassados, às mais antigas civilizações. Os séculos de aplicação fizeram com que a técnica se aprimorasse constantemente e que a sua aplicação se tornasse cada vez mais ‘perfeita’, respondendo cada vez melhor à exigência das necessidades. A telha cerâmica é por isso, um produto histórico, inconfundível e um marco da identidade e cultura nacional. A preferência pela aplicação de telha cerâmica está relacionada com a série de vantagens de ordem técnica, funcional, estrutural, assim como das grandes vantagens estéticas que lhe estão associadas.

A telha cerâmica permite a adopção de sistemas com um isolamento acústico e térmico superior quando comparada com outros sistemas alternativos para coberturas. Possui capacidades próprias isolantes que resultam quer do seu design quer do seu processo de encaixe e montagem. Estas características actuam como barreira, e quando combinadas com outros sistemas complementares para coberturas, impedindo a entrada de água, e ainda, quando bem ventilada anula o aparecimento de humidades e condensações. A combinação destes factores, prolongam a sua durabilidade, e melhoram substancialmente a qualidade do ar no interior das habitações. Mesmo em condições extremas, como são regiões de elevadas amplitudes térmicas, ou mesmo em zonas costeiras, a telha cerâmica, por ser um material totalmente natural, mantém exatamente o mesmo comportamento face a condições de grande agressividade climatérica, é totalmente incombustível, não oxida e não há qualquer alteração das suas características materiais. A sua incombustibilidade é de extrema importância, uma vez que em caso de incêndio, a telha cerâmica mantém-se intacta, sem sofrer qualquer deformação e pode mesmo torna-se assim um importante elemento de protecção para o lar impedindo a penetração do fogo para o seu interior.
Do ponto de vista estético e arquitectónico é inegável a forma como a cerâmica se enquadra naturalmente na nossa paisagem arquitetónica, seja ela citadina, ou campestre, sendo ela obra nova de reabilitação ou tradicional.

Nos dias de hoje os produtores ofereçam garantias que chegam já aos 50 anos, por isso, a durabilidade ou resistência ao tempo da telha cerâmica é elevada, podendo mesmo chegar às centenas de anos, envolvendo durante o seu período de existência custos de manutenção muito baixos. Se tivermos em conta todas as suas características únicas e os anos de durabilidade, o investimento em telha cerâmica deverá ser uma das soluções a considerar para qualquer tipo de obra independentemente da zona geográfica onde esta de encontre.

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply