Embora algumas pessoas possam acreditar que a função de uma cobertura é simplesmente proteger-nos de diferentes temperaturas, fenómenos climáticos ou intrusões, uma cobertura não é apenas sinónimo de proteção. É um componente indispensável em qualquer habitação e que pode ter vários projetos que se adaptam a todas as nossas necessidades. Reflete também a personalidade e o estilo de vida das pessoas que vivem sob ele.

Conhecer todas as etapas pelas quais um telhado passa, desde a definição até a instalação e a manutenção subsequente, é essencial para alcançar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Começar o projeto

Ao planear como será a sua cobertura, a primeira coisa que deve saber é a forma que pode escolher e as funções que esta deve cumprir.

Relativamente à forma, podemos encontrar dois tipos:

  • As planas que são aquelas cuja inclinação é menos a 5 graus e podem ser transitáveis ou não transitáveis. Além desta distinção, também se classificam pelos seus usos diferentes: ajardinadas, transitáveis para peões ou coberturas de estacionamento preparadas para a passagem de veículos.
  • As inclinadas que são as que têm uma inclinação maior a 5 graus e se encontram cobertas por telhas de cerâmica ou de cimento ou inclusive telhas metálicas. No entanto, um telhado inclinado pode ter mais usos, como recolher água da chuva, acumular energia através de sistemas fotovoltaicos, iluminar o interior através de telhas translúcidas ou claraboias. 

Uma cobertura perfeita, além de ter que estar corretamente instalada, deve cumprir com os benefícios básicos para lhe proporcionar:

  • Isolamento térmico, que permitirá reter o calor dentro no Inverno e limitará a entrada de calor que se acumula no telhado no Verão.
  • Proteção e regulação da humidade tanto exterior como interior.

Durante o projeto

Uma vez escohido o tipo de cobertura que mais se adapta a si, é importante que escolha uma equipa com que se sinta confortável e que lhe dê confiança. O grupo BMI é líder europeu em coberturas e oferece uma série de vantagens para lhe garantir a maior tranquilidade e tornar o telhado com que sempre sonhou, uma realidade.

  • Diferentes tipos de garantias do produto, sistema completo e também de instalação. Algumas das nossas telhas têm garantia de até 50 anos.
  • Temos sistemas completos que são totalmente testados e garantem a impermeabilização da cobertura e o isolamento térmico e acústico.
  • Temos uma experiência de mais de 150 anos e milhões de m2 de coberturas instaladas por todo o mundo.
  • Contamos com instaladores profissionais visto que formamos, certificamos e aconselhamos, antes de colocá-los à sua disposição.

Depois do projeto

Depois de ter o seu telhado, é hora de apreciá-lo. No entanto, a manutenção é essencial para que ele execute a sua função adequadamente pelo maior tempo possível. Uma vez por ano é importante fazer uma revisão, sendo melhor fazê-lo no início do Outono.

Para verificar se está tudo bem terá apenas de seguir os seguintes passos:

  • Revisão às telhas. Deve verificar se não há nenhuma partida ou movida.
  • Revisão do teto interior. Isso permitirá verificar vazamentos incipientes e, assim, verificar a causa através do telhado.
  • Limpar a cobertura e a sarjeta. Deve remover todos os objectos que possam estar sobre ela e verificar se não há nada na sarjeta que não permita que a água circule livremente.
  • Verifique se nenhuma árvore ou ramo próximo toca na cobertura, pois podem deteriorar.

Na BMI adaptamo-nos 100% às suas necessidades. Se tiver alguma dúvida ou está a pensar em instalar uma cobertura, sinta-se à vontade para nos contactar.

Partilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Leave a Reply